sábado, 23 de outubro de 2010

Projecto – Empréstimo Institucional e Empréstimo PNL/PRL

O Clube de Português GZ dá-vos a  conhecer o Projecto – Empréstimo Institucional  e Empréstimo PNL/PRL,  dinamizado pela Biblioteca Pública Regional da Madeira e cujos objectivos são promover e criar hábitos  de leitura entre crianças e jovens.
A escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco  tem a honra de receber este Empréstimo Institucional.  Dele fazem parte os livros do PNL/PRL, assim como um conjunto de obras literárias, que poderão ser requisitadas pela comunidade escolar até dia 31 de Dezembro.
Saliente-se, ainda, a exposição “Quem deixou entrar Ali Babá, a Cigarra e a Andorinha Sinhá?”, que estará patente ao público até ao dia 28 de Outubro, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e onde constam obras relevantes de leitura integral de 3º ciclo.


sábado, 16 de outubro de 2010

MARIO VARGAS LLOSA

Prémio Nobel da Literatura 2010
Da sua vasta obra, destacamos A Cidade os Cães (Prémio Biblioteca Breve, 1962; Prémio da Crítica Espanhola, 1963), A Casa Verde (Prémio Nacional do Romance do Peru, Prémio da Crítica Espanhola, Prémio Rómulo Gallegos, 1963), Conversa n' A Catedral (1969), Pantaleão e as Visitadoras (1973), A Tia Júlia e o Escrevedor (1977), A Guerra do Fim do Mundo (1981; Prémio Ritz-Hemingway - 1985), História de Mayta (1984), Quem Matou Palomino Molero? (1986), O Falador (1987), Elogio da Madrasta (1988), Lituma nos Andes (Prémio Planeta, 1993), Como Peixe na Água (1993), Os Cadernos de Dom Rigoberto (1997), Carta a uma Jovem Romancista (1997), A Festa do Chibo (2000), O Paraíso na Outra Esquina (2003) e Travessuras da Menina Má (2007).

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA:Significado e origem de algumas expressões que utilizamos no português.

A expressão “a ver navios" deriva da atitude contemplativa de populares, que se instalavam nos lugares mais altos de sua cidade à espera de que uma lenda se tornasse realidade.
Os portugueses que ficavam a ver navios, na esperança de que um dia voltasse à pátria o rei Dom Sebastião, protagonista da batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos, em que tropas lusitanas e marroquinas travaram violento combate em 1578. Após o desaparecimento de Dom Sebastião na luta, difundiu-se a crença de que ele se havia encantado e um dia regressaria a Portugal, para levar o país de volta a uma época de conquistas.
Multidões que frequentavam o Alto da Catarina, em Lisboa, confiantes no regresso do rei, ficavam a ver os navios que chegavam.
A expressão, de uso corrente, é utilizada para significar frustração de expectativas.

"Não entender patavina(s)"



Os portugueses, conta a história, tinham dificuldades em entender os que diziam os frades franciscanos patavinos, isto é, originários de Pádua, em italiano Padova.  Não entender patavina(s) significa não entender nada.

Cair no “Conto do vigário”

            São várias as versões da origem do termo "cair no conto do vigário". Uma das histórias mais conhecidas, e defendida pela pesquisadora Denise Lotufo, teria como palco uma disputa entre dois vigários em Ouro Preto, ainda no século XVIII.

              Tudo começou com a disputa entre os vigários das paróquias de Pilar e da Conceição pela mesma imagem de Nossa Senhora.
Um dos vigários teria proposto que amarrassem a santa num burro que estava solto na rua. Pelo plano, o animal seria solto entre as duas igrejas. A paróquia que o burro tomasse a direcção ficaria com a imagem.
             O animal foi para a igreja de Pilar, que acabou ganhando a disputa. Mais tarde teria sido descoberto que, o burro era do vigário dessa igreja. Segundo a pesquisadora, essa é uma das possíveis origens da palavra vigarista.

http://pt.wikipedia.org/


O calcanhar de Aquiles

A mãe de Aquiles, Tétis, com o objetivo de tornar seu filho invulnerável, mergulhou-o num lago mágico, segurando o filho pelos calcanhares. Páris feriu Aquiles na Guerra de Tróia,  precisamente, no calcanhar. Portanto, o ponto fraco ou vulnerável de um indivíduo, por metáfora, é o calcanhar de Aquiles.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA GONÇALVES ZARCO

                            CLUBE DE PORTUGUÊS GZ
  
                                       VEM!...